Redirecionamento

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como cuidar do jardim no inverno

O frio brasileiro não é exatamente rigoroso. Mesmo assim, o vento gelado e o aumento da umidade do solo são suficientes para que as plantas sintam a mudança de clima e precisem de um tratamento diferente do que recebem nas estações mais quentes.

Veja as dicas:
Diminuir a quantidade de água oferecida às plantas é a primeira medida a ser adotada no inverno. Para verificar a necessidade de água, use o truque de tocar a terra com os dedos: se o solo estiver seco, regue. Prefira fazer isso no início da manhã, já que a planta vai utilizar essa água ao longo do dia para realizar a fotossíntese.
Um dos piores inimigos das plantas são os ventos, que arrancam folhas e galhos, levam a terra embora e derrubam vasos. No inverno, eles se tornam ainda mais potentes. De junho a agosto, os ventos são frequentes nas regiões Sul e Sudeste. Os que chegam do sul trazem umidade e, quando ocorrem, é necessário verificar se as plantas ainda precisam ser regadas.

Muita gente acredita que a melhor época para implantar um jardim é na primavera, mas o inverno traz vantagens para as espécies, como a redução na proliferação de pragas e doenças.

Fonte: Revista Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário