Redirecionamento

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jardim sensorial

O jardim, sempre foi um espaço de lazer e prazer para todos os usuários, mesclando um paradigma de sonho e realidade.

O jardim sensorial é uma experiência feita especialmente para pessoas que possuem deficiência visual.

Ele possui espécies de plantas que chamam atenção pelo tato e olfato.
Você pode criar um ambiente especial como este em sua casa! 
 

A ideia de criar um jardim sensorial residencial, com condições bastante peculiares, surgiu exatamente para proporcionar o contato com a natureza em suas próprias residências. O projeto do jardim pode ser adaptado para varandas e até mesmo para o interior das casas.

Este jardim deverá ser suspenso a uma altura pré-determinada, considerando passagem tanto para cadeirantes quanto deficientes visuais e idosos.    

Este recurso garante o livre acesso a todos que queiram tocar ou cuidar das espécies com facilidade.

O jardim sensorial possui grande influência oriental, ou seja é por meio dos quatro sentidos do corpo humano que este se manifesta. O tato através das texturas das plantas, a audição com os repuxos d’água, a visão observada através das cores exuberantes e, finalmente o olfato com os aromas das plantas.

As espécies possuem diferentes texturas e através delas é possível garantir um resultado satisfatório, através do tato. Um bom exemplo disso é o caso das suculentas.

Os jardins sensoriais olfativos – comumente conhecidos como jardins aromáticos e/ou de ervas – de influência medieval também podem ser utilizados. Nestes jardins é possível sentir o agradável aroma das ervas e temperos caseiros, além de servirem no preparo de receitas culinárias e temperos em geral. As espécies mais utilizadas são o alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, gengibre, coentro, além de ervas que servem para ungüentos e chás, como camomila, erva doce, erva-cidreira, dentre outras.

Alecrim 

Manjericão

Hortelã
Segundo especialistas, as ervas aromáticas possuem efeitos terapêuticos, entram através das células sensíveis que cobrem as passagens nasais, chegando direto para o cérebro e afetam as emoções, atuando no sistema límbico que também controla as principais funções do corpo.

   
Fonte: Site Casa e Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário