Redirecionamento

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jardim dentro de casa

Ter um belo jardim não é privilégio apenas de quem mora em casas grandes ou possui um grande terreno para cultivar. O contato com a natureza também é possível em pequenos espaços de prédios comerciais ou apartamentos, por exemplo, através dos jardins internos.

Manter plantas em ambientes fechados é uma forma de trazer beleza e tranqüilidade ao ambiente e de aliviar a tensão trazida pelo cotidiano agitado das grandes cidades.

Porém, no momento de planejar um jardim interno, não se pode esquecer de levar em conta todas as condições de iluminação, clima, temperatura, luminosidade do ambiente e condições do solo. O ideal é sempre consultar um paisagista, pois a formação desse profissional inclui conhecimentos de fisiologia, botânica e arquitetura e ele poderá analisar o espaço a ser plantado mais adequadamente.

Plantas de porte médio, por exemplo, não podem ser colocadas em lugares de muito movimento ou impedindo a visualização de uma sacada - a não ser que o morador queira criar uma barreira natural. Também deve ser considerado o projeto arquitetônico da casa, para que o jardim valorize o conjunto ao invés de agredi-lo.

A melhor opção para quem quer criar um jardim dentro de seu apartamento sem ter muito trabalho são mesmo os vasos, ideais para cantos de leitura, reflexão e relaxamento.Os melhores são os vasos de pequeno e médio porte, que são fáceis de deslocar e manusear na hora de cuidar das plantas.








Prestando atenção aos detalhes de adaptação de cada planta aos diferentes ambientes (luminosidade, tempo de exposição ao sol, calor, etc.), a variedade de espécies que podem ser plantadas é muito grande. Depois, é só não se esquecer dos cuidados periódicos para que seu pequeno jardim fique sempre bonito.

Fonte: Paisagismo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário