Redirecionamento

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dicas para recriar um quintal na sacada do apartamento

Hoje, aqui no blog da Butzke, confira dicas para recriar jardins em apartamentos. Para ler a matéria na íntegra, acesse o site da revista Casa e Jardim.

Quintais aéreos

Se parece fácil para você reconhecer as diferenças entre um jardim de casa e um de apartamento, veja estes três projetos. Eles provam que é possível ter grama verde, frutíferas e visual de mata fechada mesmo nas alturas.


Jardim secreto no paraíso

A ala das jabuticabeiras fica ao lado do redário, lugar que convida à preguiça gostosa. As janelas em forma de pórticos com avista panorâmica de São Paulo denunciam que este jardim de 100m² não é terrestre. Pelo contrário, está localizado em uma cobertura no Paraíso, em são Paulo.

Autora do espaço, a paisagista Paula Magaldi imaginou um jardim de impacto à primeira vista, reservado à reunião de amigos. Para dar essa configuração acolhedora, Paula forrou as paredes de plantas. são vários tipos de begônia, aspargos, peixinhos e orquídeas chuva-de-ouro. espalhadas em vasos de cerâmica, surgem palmeira-fênix, suculentas, minirromãs, ardísia e temperos variados. As espécies criam texturas ao longo do passeio.

O volume ficou a cargo das jabuticabeiras, dispostas em caixas com forração de grama-amendoim. elas seguem a linguagem do deque, dando movimento ao jardim.


Cena toscana

Flores, frutíferas e temperos ditam o clima romântico, com um quê de toscana, deste jardim de 80 m². A partir do desejo comum dos moradores de ter um espaço aquecido por espécies de perfis variados, foram usadas preferencialmente plantas volumosas, a exemplo dos limões tahiti, da jabuticabeira, dos buxos podados em bola, dos fícus de troncos trançados e das murtas, azaleias, rosas e camélias.


O deque de cumaru foi a primeira providência para esquentar o piso de pedra mineira existente na área. Não foi previsto em toda a cobertura para não criar um degrau desnecessário no acesso ao jardim. Há modelos de fibra sintética, cerâmica esmaltada, cerâmica patinada e barro.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário