Redirecionamento

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O charme do Provençal

A região de Provence, na França, sempre foi uma fonte inesgotável de inspiração naquilo que há de mais tradicional na cultura do país. Durante o regime monárquico, sem as mesmas condições financeiras da nobreza, os artesãos da região da Provence encontraram uma maneira criativa de esconder os defeitos da madeira mais rústica que tinham à disposição. Eles cobriam as deformidades com uma mistura à base de gesso e cola, chamada ‘gessocrê’. Com o tempo esta pátina se desgastava, dando aos móveis o ar tão característico do estilo provençal.

Além do acabamento em pátina, o estilo provençal se caracteriza pelo uso de tecidos que refletem o clima ensolarado e colorido da paisagem da Provence. Florais, listras, xadrez e ilustrações de cenas rurais fazem uma combinação harmoniosa de estampas em tons suaves de azul, verde e rosa.

Assim como na moda, a decoração de ambientes também resgata, vez ou outra, antigos estilos. De uns anos pra cá, seguindo tendências internacionais, os decoradores começaram a mesclar móveis em estilo provençal com peças que possuem um toque mediterrâneo. Quando bem colocados, esses artefatos combinam com qualquer tipo de decoração, da mais moderna à tradicional.

O clima alegre da Provence é perfeito para terraços e varandas, mas pode compor qualquer tipo de ambiente como quartos, cozinhas e salas de estar. O estilo proporciona um ar de sofisticação aos espaços, sem perder o clima aconchegante que toda residência deve ter.

Misturando peças de diferentes desenhos e acabamentos, nos estilos provençal ou stain, é possível recriar ambientes de grande beleza e harmonia. Dê uma olhada nas ideias da Butzke para diferentes tipos de ambiente:



Nenhum comentário:

Postar um comentário