Redirecionamento

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sustentabilidade ao redor do mundo

Hoje vamos dar uma circulada pelo mundo para mostrar ideias de sustentabilidade, reciclagem e reutilização de materiais utilizados na construção.

Israel
Um bom exemplo é o arranha-céu Urban Tree (foto abaixo), do escritório de arquitetura verde israelense Geotectura. O prédio é composto por uma série de cubos que parecem flutuar no ar. Acima de cada um, há a possibilidade de criar um grande jardim, com árvores e plantas. O empreendimento também teria a função de captar a energia solar. A intenção de criar um prédio em cubos é transformá-lo em uma contrução modular e flexível, capaz de otimizar a vista e a circulação de ar.


Estados Unidos
O que você faz com os jornais velhos? Em Massachusetts, nos Estados Unidos, um imigrante suíço usou todo o papel para construir uma casa de verdade. Conhecida como Paper House, a obra foi erguida entre 1922 e 1924, por Ellis Stenman. Fora a estrutura, que é de madeira, o restante é todo feito com jornais reciclados, cola e verniz. Até mesmo alguns móveis, usados na decoração, seguem o mesmo padrão. Veja a foto:


Essa notícia vem do blog de Marissa Lima. O designer Marco Antônio Cosio criou o Bus Roots, com um jardim no telhado. Ideal para as cidades onde não há mais espaços para criação de áreas verdes, o Bus Roots nasceu com o objetivo de solucionar o problema, além de diminuir as ilhas de calor e melhorar a qualidade de vida trazendo mais natureza às cidades.

O intuito do designer é conseguir plantar, em média, 15 hectares de plantas em 4500 ônibus de Nova York, EUA. A área ocupada pelos jardins seria equivalente a quatro Bryant Parks localizado na mesma cidade.


Coreia
Parecem pequenas casas de árvore, feitas de madeira, mas, dentro destas unidades, funcionam estabelecimentos reais, como uma loja de alugar bicicletas, por exemplo. A vila vertical, batizada de Open House, reúne 20 miniconstruções e fica em Anyang, na Coreia. Dentro das casinhas são prestados diferentes tipos de serviços à comunidade. Uma delas é uma estufa, outra, um playground para crianças, outra, uma sala de aula para oficinas de reciclagem de produtos. A empreitada foi realizada pelos próprios moradores locais, que se uniram para erguer a obra. A intenção dos profissionais é que a vila continue crescendo e que ela seja vista como uma “escultura social”.

Fotos: Revista Casa e Jardim e Blog Marissa Lima


Você conhece outros exemplos? Compartilhe conosco, deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário