Redirecionamento

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Paredes verdes


Por Marina Otte, arquiteta e designer


Para sair do tradicional vaso de chão com plantas e ousar nas paredes, existem as chamadas paredes verdes. Elas combinam em ambientes de estilos variados, mas ainda são novidade no mercado.

Já existem empresas especializadas nesse tipo de "arranjo", que fazem instalações inclusive com irrigação automatizada. Entretanto se você não pretende gastar tanto pode utilizar vasos feitos especialmente para as paredes que são vendidos em lojas especializadas em plantas e nas floras.

A criatividade também ajuda e você pode fazer uma parede verde em menor escala. Módulos de deck, por exemplo, podem virar base para um arranjo verde na parede, tornando-o um quadro vivo.

Dê uma olhada nas sugestões e depois aprenda fazer um “quadro verde” com decks da Butzke







Passo a passo para montar um quadro verde com decks da Butzke

Você vai precisar de:

- Decks de madeira
- Vasos de parede (eles são achatados em um dos lados)
- Plantas

As mais bonitas  são as plantas que ficam com aspecto pendentes como samambaias, peperômias, Aeschynanthus ou rhypsalis por exemplo. Mas também podem ser utilizadas orquídeas, begônias, bromélias, para todos o que vale é não terem raízes muito grandes. Mas tudo vai depender do gosto, clima e insolação.

Primeiro verifique se na parede não passam canos. Estude antes de furar o posicionamento de cada um dos decks. Você pode simular o posicionamento cortando pedaços de jornal 50x50 (mesmo tamanho do deck) e posicionar na parede colando-os com fita.

Depois, fure a parede e coloque a bucha, que vai segurar melhor o deck. No deck, posicione o prego que vai fixar o vaso. Prepare o vaso plantado a vegetação de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário